quarta-feira, 26 de outubro de 2011

QUESTIONÁRIO 08 - QUICKSORT

1)      Por que o método quicksort têm esse nome? Existe outra versão do método? Ele é conhecido por qual outro nome?
Resposta: O método Quicksort tem esse nome por ser um método que é mais rápido ordenar dois vetores com n/2 elementos cada um,  do que um com n elementos (conceito dividir para conquistar).  Além da versão recursiva, existe também a versão iterativa do Quicksort.
2)      A ordenação pelo método quicksort é um dos mais simples. Qual a principal característica do método ou como ele funciona?
Resposta: O primeiro passo é escolher o pivô. Uma vez escolhido o pivô, os elementos do vetor são movimentados de forma que o subvetor à esquerda do pivô contenha somente os elementos cujo valor é menor que o valor do pivô e o subvetor da direita contenha valores maiores que o valor do pivô. O procedimento é repetido até que o vetor esteja ordenado.

3)      Qual é a classificação do método quicksort? Qual o seu grau de complexidade?
Resposta: O método quicksort é um método recursivo. Existem dois tipos de complexidade: Complexidade de Tempo e Complexidade de Espaço.
Complexidade de Tempo θ(n lg2 n) no melhor caso e θ(n) no caso médio e θ(n2) no pior caso;
Complexidade de espaço: θ(lg2 n) no melhor caso e no caso médio e θ(lg2 n) no pior caso. R. Sedgewick desenvolveu uma versão do Quicksort com partição recursão de cauda que tem complexidade θ(n2) no pior caso.

4)      Dê exemplo de aplicação do método quicksort, com as comparações, trocas e iterações.
a) Pivô é escolhido no meio do vetor. O elemento é colocado numa variável auxiliar trab;
b) São iniciados dois ponteiros i e j;
c) O vetor é percorrido a partir da esquerda até que se encontre um V[i] ≥ trab (i é incrementado no processo);
d) O vetor é percorrido a partir da direita até que se encontre um V[j] ≤ trab (j é decrementado no processo); 
e) Os valores V[i] e V[j] são trocados; i é incrementado de 1 e j é decrementado de 1;
f) O processo é repetido até que i e j se cruzem em algum ponto do vetor;
g) Quando são obtidos os dois segmentos do vetor por meio do processo de partição, realiza-se a ordenação de cada um deles de forma recursiva.

5)      Demonstre o código-fonte do método quicksort e comente o mesmo.

  A parte muito importante do algoritmo é a escolha de um pivô, o vetor  estará particionado ao final em uma parte esquerda com chaves menores ou iguais ao pivô e outra parte direita maiores ou iguais. O vetor é percorrido a partir da direita até encontrar um V[j] ≤ V[i]. Os valores V[i] e V[j] são trocados, i é incrementado de 1 e j é decrementado de 1, o processo é repetido até que i e j se cruzem em algum ponto do vetor. Quando são obtidos os dois segmentos do vetor por meio do processo de partição, realiza-se a ordenação de cada um deles de forma recursiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário