NATUREZA SISTÊMICA

O que é?
É conjunto de elementos que são interagidos no desempenho de uma função. A natureza sistêmica ocorrem no sistema de nosso corpo, no sistema de computador, no sistema de uma máquina, etc., ou seja, é toda ação que ocorrem no sistema.

Qual a importância?
Relacionar vários sistemas em um só processo.

Qual o papel da Informatização?
Informatização é o resultado de manipulação, organização e análise de todos os dados para um determinado sistema, ou seja, quanto mais informações forem obtidas e levantadas, mais conhecimentos teremos sobre o sistema.

Caracterizar:
Sistema: (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração, etc. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto".

Sistema Informatizado: São utilizados em vários ramos da sociedade, como por exemplo, na educação, no comércio, na medicina, etc. Estes e vários outros ramos, para alcançarem suas metas, eles procuram aperfeiçoar seus sistemas com tecnologias mais avançadas e segura. Eles também procuram melhorias de processos e rapidez nos seus sistemas.

Programa: É responsável por executar tal tarefa no computador, como incluir, consultar e alterar dados, digitar textos, etc. O termo também pode se referir ao código-fonte escrito em alguma linguagem de programação como Java, C++, Visual Basic, 4GL (Linguagem de 4ª geração), etc. ou um arquivo que contém forma executável (.exe) deste código fonte.

Dados: São conjuntos de informações organizadas e resultados de uma tal pesquisa. Os dados que consistem em números, palavras e imagens.

Informação: Quando uma informação não é suficientemente precisa ou completa, um profissional pode tomar decisões erradas, podendo gerar grandes prejuízos sociais e/ou econômicos. Por esse motivo, a importância da informação pode apresentar diferenças dependendo do valor que é atribuído para cada uma das suas características. Entre as características de valor que podemos atribuir a informação podemos destacar:
1. Precisão: A informação não contém erros. Uma informação imprecisa normalmente é originada por dados imprecisos que alimentam o processo;
2. Completa: A informação contém todos os fatos importantes;
Confiável: A confiabilidade da informação depende do método de recolha dos dados (fonte dos dados). Quanto mais precisa essa fonte, mais confiável é a informação;
3. Relevante: Uma informação relevante é essencial na tomada de decisões;
Verificável: A informação pode ser conferida para assegurar que está correta;
4. Acessível: A informação deve ser facilmente acessível aos utilizadores autorizados, que podem obtê-la na forma correta e no tempo certo;
Segura: A informação deve ser segura para possibilitar o seu acesoo apenas pelos utilizadores autorizados.


Conhecimento: É a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer.